Pular para o conteúdo principal

o cérbero no JC



Olha aí uma matéria sobre o Cérbero, que apareceu sábado no Jornal do Commercio de Recife, assinada por Pedro Romero.



POMBOS – Uma escultura tem chamado a atenção de quem passa pela BR-232, em Pombos, Agreste pernambucano. Não são poucos os que param para tirar fotos ao lado da figura de um cão de três cabeças, todo em ferro, com cerca de três metros de comprimento e 800 quilos. A peça retrata Cérbero, criatura da mitologia que guardava a entrada do Hades, reino subterrâneo dos mortos, deixando as almas entrarem, mas jamais saírem, e despedaçando os mortais que por lá se aventurassem. Da rodovia é possível ver enormes cavalos de madeira e outras esculturas feitas pelo artista Eddy Polo Lira, 46 anos, que vive e trabalha na Fazenda-ateliê Santa Clara.

A escultura do Cérbero foi feita há 12 anos e já ficou exposta no Recife e nas ruas da Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte. “O interessante é que nenhum cavalo passa perto dele, eles se assustam”, diz Eddy Polo.

Uma das que se impressionaram com o Cérbero foi a empresária Samanta Cavalcanti, 38, moradora de Gravatá, na mesma região. “Passei por lá de madrugada com uns funcionários. Paramos o carro, batemos e chutamos a estátua. Só não jogamos fora porque era muito pesada. Pensei que era coisa do mal”, lembra. Mesmo depois de saber da relação da obra com a mitologia, a empresária evita olhar quando passa pelo local.

A maioria, entretanto, vê a estátua com bons olhos. É o caso do funcionário público Gildo Ribeiro, 32, que parou para tirar fotos dos filhos ao lado do Cérbero de ferro. “A escultura mostra a habilidade do artista com o material.” Para o motorista Josué Gomes de Andrade, 22, que mora nas proximidades, a obra provoca estranheza. “É bem feita e chama a atenção.”

O cachorro de três cabeças é uma das obras do artista. Dentro da fazenda, Eddy Polo trabalha, desde março, na construção de um cavalo em madeira de quase quatro metros de altura e 3,5 toneladas. “Será minha obra-prima, deve estar pronta em dois meses. Minhas obras são polêmicas, mas vou produzir o quê? santinhos?” Os trabalhos são feitos sob encomenda e, segundo o artista, os pedidos são muitos.

Uma das que se renderam ao talento de Eddy Polo foi a prefeita de Pombos, Jane Povão. No começo, ela fazia parte dos que queriam destruir a imagem. “Não é uma obra para se gostar, mas é interessante.”

A prefeita consolidou projetos de fazer um centro de artesanato às margens da BR-232 e construir “o maior abacaxi do mundo”, produto mais cultivado no município.

Eita!!! ...o maior abacaxi do mundo!!!


Comentários

  1. Olá Eddy, tivemos o prazer de lhe conhecer hoje pela manhã e queremos parabenizar pelos trabalhos e pela simpatia.
    Abraços, Tita e Roberto.
    PS: Quando tiver um tempinho, veja as fotos do meu trabalho em www.flickr.com/titaaraujo

    ResponderExcluir
  2. OI Eddy, conhecemos seu trabalho e tambem queremos parabeniza-lo por sua criatividade e irreverência... muito nos orgulha em ter um artista muito renomado acampando em nossa cidade. seja bem vindo e esoeramos que compartilhe todo seu conhecimento com as crianças e jovens deste município.

    equipe: ACVP - Associação Cultura Viva de Pombos

    ResponderExcluir
  3. Olá Eddy, ainda não nos comhecemos pessoalmente, mais em breve entraremos em contato com você. Somos da ONG Geração Futuro, com escritório em Pombos, com atuação nos seguintes municípios: Pombos, Gloria do Goitá, Lagoa de Itaenga, Feira Nova e Chã de Alegria. Desenvolvemos atividades com crianças, adolescentes, jovens e mestres de saberes da cultura popular local. Através da linguagem artística teatro de moblização social.
    Visite nosso site: www.geracaofuturo.org fone: 81 3536-1069

    Parabéns pelas "encantadoras" esculturas.

    Geração Futuro Pombos/PE

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Eddy pela obra prima , sou admirador da mitologia Grega, ficou explendido!
    Gilvan Andrade, Vitória-Pe

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lira desatinado

nem delira destabanou-se ou sei lá logo cedo ? sei que o cuspe de tuas palavras avôa agoando corações sedentos que a multidão é uma sêde só do teu labor chove chuva chuveu chuveu a matadeira mata tua matraca traca salva de palmas! mambembe aqui acolá me faz rir palhaço me faz chorar

coração de menina

um pouco de minha vida...

Único é o nome dado, pelo dono, a minha maior escultura. um cavalo de madeira de 2 toneladas. Sou antes de mais nada, um fazedor de coisas. Nunca consegui me enquadrar no conceito de artista plástico, portanto desenvolvi meu próprio método, Experimentação. Sou um experimentador por natureza, gosto de conhecer materiais, ferramentas e possibilidades. Meus conceitos de estética nasceram em minha família, com a forma que minha mãe arrumava as coisas e pelo fato de meu pai fazer talhas em madeira quando chegava do trabalho. Meus cadernos da escola eram todos povoados de desenhos, eu era sempre retirado de sala para compor cartazes de datas comemorativas. Apesar de nunca ter tido aulas de arte, a escola oferecia, aos sábados, acesso a algumas ferramentas e materiais, como couro, madeira, etc., e isso foi de extrema significância para mim. Eu esperava meu pai chegar do trabalho todas as noites para trabalhar em suas esculturas, até que um dia in